FALA JOGADORES HOJE VENHO AQUI NESSE POST APRESENTAR PARA VOCÊS DICAS PARA VOCÊS PODEREM ESTAR ADQUIRINDO CONHECIMENTO SOBRE AS MAIS DIVERSAS ÁREAS QUE ENVOLVEM A PREPARAÇÃO DE UM ATLETA DE FUTEBOL DE ALTO NÍVEL.
O que é:
A mobilidade física nada mais é do que a habilidade do sistema neuromuscular de executar os movimentos de uma ou mais articulações em grandes amplitudes de maneira eficiente. Para isso, é preciso que o indivíduo tenha uma boa flexibilidade dos tecidos moles e mobilidade articular normal.
A importância da mobilidade física está no fato de que ela é necessária para que possamos executar movimentos totalmente funcionais. Isso significa que ela possibilita que as ações sejam realizadas sem dores, lesões ou desequilíbrios.
Benefícios:
-Torne-se mais ágil para evitar adversários;
-Torne-se mais rápido na mudança de direção e velocidade;
-Controle o movimento do seu corpo e da bola;
-Aumente sua amplitude de movimento e fluidez de movimento;
-Sinta-se consistentemente bem durante uma longa e difícil temporada;
-Evite perder jogos reduzindo o risco de lesões, dores nas costas e dor nas costas;
Como pode ser aplicado para jogadores de futebol:
Para jogadores de futebol a mobilidade pode ser aplicada como pós ou pre treino, como exercicios de recuperação, ou como sessões extra. Elas são fundamentais para atletas que jogam em alto nivel e devem ser feitas pelo menos 2-3 vezes na semana sempre aplicando de forma correta e nos momentos certos.
Exemplos de exercicios:
1.Down Dog
2.Afastar e juntar as Omoplatas
3.Escorpião
Exemplos de Atletas que usam (ou usaram) a Mobilidade em suas carreiras:
- Thiago Alcantara (Atualmente jogador do Bayer Munic -Alemanha)
- Rafinha (Atualmente jogador Do Flamengo-Rj)
- Sebastian schweinsteiger (Ex Jogador Profissional)
Conclusão:
Treinar a mobilidade é fundamental para atletas que desejam jogar em alto nível , pois o estresse físico, muscular e articular são muito grandes e portanto acabam por destruir as capacidades dos atletas de serem móveis, muitas vezes seus músculos ficam encurtados e dessa forma o atleta perde sua capacidade elasticidade, de agilidade e perdem capacidades em campo como se tornarem mais lentos, terem uma mudança de direção piorada, mais incidentes de lesões tanto musculares quanto articulares, piora da amplitude de movimentos e etc. Enfim o Atleta que não Trabalha essas condições acaba tendo um desempenho inferior em relação aos seus adversários e correm sérios riscos de lesões. Treinar a mobilidade é essencial e deve ser aplicado sim! Porém de forma correta e orientada por um profissional da aréa.
Fontes usadas como forma de conhecimento para criação desse post:
1.https://www.boxpt.com/pt/blog/10-exercicios-de-mobilidade-diarios.html
2.https://trustmycoach.com/soccer-fitness/mobility-training/
3.https://blogfisioterapia.com.br/importancia-da-mobilidade-fisica/